-
Arquitetos: Obra Arquitetos
- Área: 341 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Cortesia Concreto, Daolio , Dânica, Ferragem Fácil, Hikari Vidros, Mineração Pratense, Solidus Mármores e Granitos, Valente Madeiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito da casa envolveu desenhar espaços que trazem como características a simplicidade e a intimidade.
A casa, vista da rua, é marcada pela horizontalidade. A transparência da fachada é dividida em dois tipos de materialidades que transmitem diferentes aspectos: na parte superior, o vidro aramado confere privacidade aos moradores ao mesmo tempo que permite passar a iluminação natural para o interior; já na parte inferior e abaixo do nível da rua, o vidro transparente começa a revelar a amplitude espacial interna.
O acesso social, no nível abaixo da rua, direciona as pessoas para o genkan (ambiente na entrada da casa onde as pessoas tiram os sapatos) que fica abaixo do nível da sala de estar. Partindo do nível intermediário da sala, na parte inferior e mais íntima, ficam os três quartos, banheiros e escritório. Na parte superior, e com acesso à garagem, localizam-se a área de serviço e a cozinha ao lado de uma varanda com churrasqueira.
Buscou-se utilizar materiais ao natural envolvendo a característica técnica de cada um deles. O concreto foi utilizado onde atua como elemento estrutural e arrimo. O aço está presente no pilar em “Y” na garagem e, na cobertura, está nas vigas, calhas e telhas termoacústicas. E os caixilhos foram feitos em madeira.
A casa contrasta no exterior preto com o interior de cores claras das paredes brancas, do piso cinza claro em concreto lapidado e da madeira dos móveis e piso do nível inferior. Além disso, a claridade do interior vem da iluminação natural proporcionada tanto pelos caixilhos como pelo shed presente na cobertura.